10 de Setembro de 2013
Nova visão para os Parques Nacionais em Cambará do Sul
No dia 10 de setembro a empresa MASPLAM – Planejamento Ambiental, por seu Diretor, Francisco Simões Pires, fez a entrega formal de um estudo sobre as potencialidades do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral para possibilitar ao Prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, ter um instrumento que sirva à tomada de decisões. O trabalho procurou demonstrar que o Potencial Turístico do Município de Cambará do Sul e sua íntima relação com os Parques Nacionais merece maior atenção para alavancar o desenvolvimento harmônico da Região dos Campos de Cima da Serra. A projeção do aumento do fluxo de turistas nos parques será alcançada na medida em que houver qualificação dos mesmos tornando-os parques solidários. Cambará do Sul pretende ser o município da acessibilidade e mobilidade turística, e isto será possível também na medida em que os parques possuam instrumentos e equipamentos que cumpram tais funções.
O estudo realizado visou a demonstrar que o potencial turístico dos Parques Nacionais é subaproveitado por haver uma deficiência de estruturas. Não se constituem em “parques solidários” em razão das dificuldades de acesso, informação e qualidade para o desfrute das belezas naturais, e porque não dizer da precariedade de equipamentos para conhecimento dos mesmos. A ausência de equipamentos de proteção coletiva é uma constatação, o que põe em riscos os visitantes.
São analisadas alternativas gerenciais, indicação de instrumentos e equipamentos modernos para transformá-los em parques acessíveis, alavancando as potencialidades turísticas.
O Plano de Manejo contempla a edificação de “trilha vertical” que em realidade se constituirá em elevador panorâmico. Não exclui passarelas nem teleféricos. O estudo indica a necessidade de gestão municipal e ambiental harmônica com o ICMBIO.
O desafio da acessibilidade e mobilidade dos Parques Nacionais (Aparados da Serra e Serra Geral) e de Cambará do Sul está lançado, cabendo ao Prefeito Schamberlaen Silvestre ser o articulador.