10 de Outubro de 2015
Participação no V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
Entre 23 e 25 de setembro de 2015 a UERGS realizou-se o 5º SIEPEX na Unidade da UERGS em Frederico Westphalen. O Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) é um espaço de socialização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e de outras instituições. Ocorreu simultaneamente o tradicional evento constituído do 5º Seminário Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a 1ª Jornada de Pós-Graduação da UERGS.
Foram realizadas no evento 224 (duzentos e vinte e quatro) apresentações orais de trabalhos de Graduação, e 195 (cento e noventa e cinco) pôsteres (trabalhos científicos), além das 32 apresentações orais de trabalhos de Pós-Graduação. A área de Ciências Humanas foi responsável por 42% das apresentações, seguida pela área de Ciências da Vida (38%), Ciências Exatas e Engenharias (13%) e Interdisciplinar (7%).
A Comissão Organizadora divulgou o livro de Resumos do Evento com publicação de todos os resumos aceitos e apresentados, bem como sua distribuição como apresentação oral ou pôster. Para acessar e consultar os resumos, basta acessar o item apresentações na Lateral Direita da Página inicial dos eventos ou clicar diretamente neste link: http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/vsiepex/VSIEPEX/schedConf/presentations
A MASPLAM – PLANEJAMENTO AMBIENTAL apoiou a participação no evento por meio do trabalho de Juliana Faistauer, servidora da empresa, que apresentou na modalidade de pôster o trabalho “Cemitérios: uma questão de Gestão Ambiental e Saúde Pública”. A autora Juliana contribuiu para o debate sobre um tema de importância para a sociedade, o qual não recebe a atenção dos gestores públicos.
O trabalho destacou a questão ambiental a qual não é debatida com a profundidade necessária. Esclareceu as circunstâncias que refletem estar a atividade pondo em risco a o ambiente por conta do denominado ‘necrochorume’ e outras interações nas áreas próximas a esses locais, além de contribuir para o impacto ambiental do meio físico.
Esses eventos científicos contribuem no desenvolvimento da formação acadêmica dos estudantes, de modo que os mesmos não fiquem restritos apenas ao conhecimento adquirido em sala de aula, participando de outras atividades como complemento às atividades acadêmicas e construção do conhecimento.