29 de Julho de 2015
A Importância do Gestor Ambiental
A Gestão Ambiental sugere um conjunto de ações que associa políticas públicas do setor produtivo e da sociedade na busca pela conscientização do uso racional e sustentável dos recursos ambientais.
Compreende atividades administrativas e operacionais de planejamento, direção, controle e alocação de recursos para obtenção de efeitos positivos sobre o meio ambiente. É preocupação do Gestor o planejamento das ações para contornar as degradações existentes, decorrentes da acelerada expansão urbana e do crescimento industrial, a fim de possibilitar a conservação dos recursos naturais, disponibilizando melhor ambiente social e visando o desenvolvimento autossustentável.
O desenvolvimento sustentável deve procurar atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender a suas próprias necessidades sem impedir o crescimento econômico, reconhecendo que os problemas da pobreza e do subdesenvolvimento não podem ser resolvidos se não ingressarmos numa nova era na qual os países em desenvolvimento desempenhem seu papel consciente do compromisso com a preservação.
A gestão dos recursos hídricos, por exemplo, precisa sem bem planejado de modo a identificar as suas funções para o meio ambiente sustentável. Os países desenvolvidos também precisam assumir essa responsabilidade. Dessa forma é possível progredir, sim, de forma sustentável, pois o meio natural merece ser um ambiente digno de admiração e respeito além de ser indispensável para a manutenção da vida, por isso é necessário que haja um melhor gerenciamento na utilização dos recursos o que requer a participação conjunta do poder público, das empresas e das comunidades.
Concluindo, verifica-se que a atuação do Gestor Ambiental é inafastável nas atividades de Licenciamento Ambiental.