15 de Maio de 2014
Responsabilidade ambiental cresce em importância para empresas
As organizações são cobradas pela sociedade quanto às conseqüências de suas atividades nas esferas ambiental, econômica e social, muito além de, simplesmente, dar sua contribuição para um mundo melhor, as companhias reagem às necessidades dos consumidores que se tornam cada vez mais críticos em relação do modo como as empresas se comportam, e fazem isso pesar na hora de tomar decisões mercadológicas.
Corporate Social Responsibility (CSR), termo que se refere ao conjunto de ações que uma empresa realiza em prol de um desenvolvimento sustentável e ações responsáveis que vão além do exigido pelas leis, já faz parte da política de quase todas as grandes empresas no Brasil e no Mundo.
Muito além de, simplesmente, dar sua contribuição para um mundo melhor, as companhias reagem às necessidades dos consumidores, que se tornam cada vez mais críticos em relação ao comportamento das empresas, o que pesa na hora de tomar decisões mercadológicas. Não por acaso, o setor de CSR de muitas empresas é gerido pelo departamento de Relações Públicas.
A pesquisa ImagePower® Green Brands de 2011, que avaliou a opinião de consumidores em nove países, revelou um resultado supreendente:77% dos brasileiros se preocupam muito mais com o meio ambiente, do que com a economia (20%), e 48% dos entrevistados pagariam mais por um produto se tivessem a certeza que a produção causa menor impacto ao meio ambiente.
Seguindo essa tendência, algumas empresas brasileiras oferecem seus serviços para outras que queiram implementar uma política de responsabilidade ambiental, como a MASPLAM – Planejamento Ambiental. “Nosso trabalho de planejamento ambiental tem um efeito não só sobre a empresa e seus funcionários, mas também na comunidade. Um planejamento ambiental consistente vem acompanhado de uma comunicação efetiva”, conta Francisco Simões Pires, um dos diretores da MASPLAM.
Segundo Simões Pires, o que já se conhece da Europa e dos Estados Unidos tende a se concretizar também no Brasil. Organizações que investiram em planejamento ambiental e uso racional dos recursos naturais não só melhoraram sua imagem como sua posição no mercado e obtiveram um retorno de investimento positivo.