14 de Janeiro de 2014
Catástrofe nos EUA abre discussão sobre prevenção ambiental
Um enorme vazamento do produto químico MCHM no último dia 10 deixou cerca de 300.000 pessoas do estado americano de Virgínia Ocidental sem água e despertou o debate sobre o papel de governo e empresas na prevenção de acidentes ambientais.
De um tanque da empresa de produtos químicos Freedom Industries vazaram mais de 25.000 litros de 4-Methylcyclohexanemethanol, também conhecido como MCHM, no rio Elk, na cidade de Charleston.
Segundo o jornal The New York Times, 300.000 pessoas despertaram na sexta-feira e foram informadas de que não podiam tomar banho, lavar louça ou escovar os dentes e, muito menos, tomar café, já que a água estava contaminada. Como consequência, bares, restaurants, hotéis, e todos os negócios que utilizam água tratada precisaram fechar as portas. As prateleiras onde se encontrava água mineral esvaziaram.
Apesar de a causa do vazamento ainda não ter sido identificada, o diretor do Departamento de Proteção Ambiental do Estado da Virgínia Ociental Mike Dorsey indicou que a empresa deverá ser responsabilizada: “É responsável e, por isso, responsável também pela limpeza”.
O Governador da Virgínia Ocidental Earl Ray Tomblin reagiu prometendo avaliar uma regulação mais rígida das empresas que não produzem, mas estocam produtos químicos.
O especialista em Direito Ambiental e sócio da MASPLAM – Planejamento Ambiental, Francisco Simões Pires, ressalta a importância de uma atuação preventiva: “Existe uma legislação ambiental e esta deve ser cumprida. Mas, ela está sempre mudando. Por isso, o mais importante é atuar preventivamente, propiciando uma mudança de comportamento e a adequação às normas antes de remediar.
Numa situação dessas, é importante comunicar com clareza com as comunidades envolvidas”.
Justamente a comunicação da empresa Freedom Industries foi um dos aspectos criticados pelas autoridades americanas, já que o interesse de centenas de milhares de pessoas em receber informações confiáveis é de vital importância.