Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/masplam/www/adm/func/conexao.php on line 4
MASPLAM - Planejamento Ambiental
17 de Março de 2020
Meliponicultura - arte de criar abelhas sem ferrão
Anterior
  • Notícia
  • Notícia
  • Notícia
Próxima

Neste final de semana foi realizado o II Curso de Meliponicultura em Nova Petrópolis, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do meliponicultor Orlando Morschel e também da Masplam. O curso abordou questões técnicas e práticas que abordaram temas como a identificação de espécies, polinização de cultivos agrícolas, legislação ambiental, cadastro em órgãos de meio ambiente e agricultura, produção e coleta de mel, entre outros.
A criação destas abelhas sem ferrão ou abelhas indígenas é denominada Meliponicultura. São conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão ou abelhas indígenas. São pouco agressivas e não possuem ferrão. Produzem pouco mel, mas que é de excelente qualidade e muito procurado pela gastronomia e também pela indústria farmacêutica. São excelentes polinizadoras de inúmeros cultivos agrícolas, como morango, por exemplo.
No Rio Grande do Sul (RS) são conhecidas mais de 20 espécies de abelhas silvestres, entre as quais quatro estão ameaçadas de extinção: a mirim (Plebeia wittmanni), a manduri (Melipona torrida), a mandaçaia (Melipona quadrifasciata) e a guaraipo (Melipona bicolor).
As principais espécies criadas em nosso Estado são a jataí, a mirim-droriana, a tubuna e a mandaçaia. Atualmente são protegidas pela Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sendo proibida a coleta de ninhos em ambientes naturais. No RS a atividade é regulamentada pela Instrução Normativa SEMA Nº 03, de 29 de setembro de 2014, que institui e normatiza a criação e conservação de meliponíneos nativos (abelhas sem ferrão). A obtenção de enxames pode ser realizadas mediante o uso de caixas-isca ou ainda de criadores credenciados pela SEMA.
A abelha silvestre mais conhecida no sul do Brasil é a jataí. Possui pequeno porte, de coloração amarela dourada, faz pequeno canudo de cera com pequenas perfurações. Seus ninhos podem ser encontrados em árvores e muros de pedra nas cidades e o número de abelhas pode chegar a 5.000 indivíduos.
O mel é bastante líquido e aromático, de coloração castanho clara. É muito apreciado para composição de xaropes caseiros devido suas propriedades medicinais. Em comparação as abelhas do gênero Apis (abelha-do-mel), a jataí produz pouca quantidade de mel, podendo chegar de 500 a 1.00ml anualmente. Recomenda-se sempre que o mel de jataí seja armazenado sob refrigeração para evitar a perda de suas propriedades naturais.
A Meliponicultura é uma atividade que está em expansão, seja para hobby, seja para produção de mel e, principalmente, na polinização de culturas agrícolas, melhorando e aumentando a quantidade e qualidade de frutos e sementes.

Autor: Biólogo e Meliponicultor André Witt

Twitter

 
Carregando...
Av. Julio de Castilhos, 811, Conj.07
São Francisco de Paula - RS - 95.400.000
(54) 3244.2313
masplam@masplam.com.br
Twitter Facrbook