16 de Dezembro de 2013
Município de Cambará do Sul aprova Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD
A MASPLAM – Planejamento Ambiental foi contratada no início do mês pelo Município de Cambará do Sul para elaborar um Projeto de Recuperação de Área Degrada – PRAD, em área situada no interior do município onde é para operar um centro de recepção e triagem de resíduos sólidos urbanos, recicláveis, possibilitando o aproveitamento como insumo.
O Ministério Público de São Francisco de Paula havia expedido recomendação à municipalidade para que promovesse a recuperação da área, precedida de projeto. A MASPLAM elaborou o estudo da área, o diagnóstico da situação encontrada: havia resíduos de diversos tipos: pneus, material eletroeletrônico, sucatas de veículos, peças de mobiliário, podas e varrições, bem como resíduos da construção civil. Feitos os estudos, antes da conclusão do PRAD a MASPLAM – Planejamento Ambiental apresentou ao Prefeito Schamberlaen José Silvestre uma proposta de intervenções emergenciais e preliminares visando a remover os fatores de riscos mais imediatos.
No prazo contratado, foi entregue o PRAD à Administração, e o mesmo foi encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado para fins de aprovação o que de fato ocorreu.
Aprovado o PRAD, e atendida a Recomendação do Ministério Público caberá a implementação do mesmo conforme cronograma aprovado. A MASPLAM – Planejamento Ambiental propôs que a Administração Municipal que promova a sensibilização da comunidade na gestão dos resíduos. O resíduo geralmente é insumo para outro produto ou atividade.
Cambará do Sul avança no processo de gestão responsável do meio ambiente, especialmente voltada ao desenvolvimento sustentável.