No dia 19 de fevereiro passado comemorou-se a data do aniversário do Município do Rio Grande, visto que em neste dia do ano 1737 o Brigadeiro José da Silva Paes aportou Esquadra Portuguesa para fundar o Forte Jesus, Maria e José nas arenosas margens do canal de acesso. A criação do forte foi para promover a defesa do território brasileiro dos assédios e ataques dos espanhóis, constituindo a primeira ocupação na área do Rio Grande.
A Ordem de Silva Paes foi criada em 1983 tendo por finalidade promover o reconhecimento de pessoas que honram a Cidade do Rio Grande, o Município do Rio Grande, na medida em que realizam suas atividades profissionais, econômicas, enfim seu labor no sentido de contribuírem com o desenvolvimento e engrandecimento daquele município.
Naquela data (19.02.2019) foram realizadas homenagens a instituições e pessoas que se notabilizaram pela importância na comunidade, bem como o amor àquela terra. Na oportunidade, Flávio Zanon Moro, Diretor da Sena Madeiras, empresa que há mais de uma década (2003) tem sede e atuação naquele município, pautando pelo trabalho sério, focado na atividade madeireira de industrialização, contribuindo para o desenvolvimento de arranjo produtivo local, recebeu a distinção da Ordem de Silva Paes, no grau de Cavaleiro da Ordem de Silva Paes.
Os homenageados foram saudados pelo Chanceler da Ordem, o Prof. Dr. Lauro Barcellos, o qual destacou a história da Ordem, a finalidade buscada, o porquê do reconhecimento a cada um dos homenageados, pontuando a relevância para o reconhecimento.
O homenageado Flávio Moro expressou: “Estou muito feliz por ter sido reconhecido pelo Poder Público pelo trabalho desempenhado neste município, conforme distinção da Ordem de Silva Paes.”
A MASPLAM – Planejamento Ambiental fez-se presente pelo seu Diretor Francisco Simões Pires o qual manifestou “A SENA MADEIRAS Ltda. é nossa parceira, cliente, desenvolvendo atividades no setor madeireiro de relevância para o Município do Rio Grande, sobremaneira por criar oportunidade de desenvolvimento econômico para a localidade da Vila da Quinta onde se situa. Além disto, com o foco na exportação contribui decisivamente para o próprio crescimento do Estado”, e arrematou: “pela amizade de mais de década, foi um momento de rara felicidade, ver que a comunidade riograndina reconhece o trabalho lá desenvolvido.”
A cerimônia foi realizada na Catedral de São Pedro conduzida pelo Bispo Emérito Dom José Mario Sthroer consistindo um ato cívico-religioso “TE DEUM” (tratando-se de hino religioso em louvor a Deus pela reconquista do Rio Grande). As honrarias foram entregues pelo Prefeito Dr. Alexandre Lindenmeyer, Grão Mestre da Ordem, atos realizados na Praça Xavier Ferreira em frente ao monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, sendo abrilhantado pela Banda dos Fuzileiros Navais do Rio Grande.
© Copyright 2013 - Masplam
Desenvolvido por Agência Set