Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/masplam/www/adm/func/conexao.php on line 4
MASPLAM - Planejamento Ambiental
02 de Maio de 2018
Licença prévia de Parque Eólico é entregue no fim do mês de abril
Anterior
  • Notícia
  • Notícia
Próxima

Na última terça-feira, 24 de abril, foi realizada a cerimônia na qual o Governo do Estado do Rio Grande do Sul entregou a licença ambiental do Complexo Eólico Centrais Geradoras Ventos do Atlântico. A luta pelo aproveitamento de fonte de energia sustentável e por impactos positivos econômica e socialmente na região é um projeto que conta com a parceria entre a empresa empreendedora e a MASPLAM – PLANEJAMENTO AMBIENTAL.

O parque eólico será situado em área da península do Litoral Médio alcançando alguns distritos de São José do Norte (RS), e o processo de viabilização deste ideal mútuo entre as empresas que propuseram agora se torna real. Destacando-se, ainda, como um dos grandes empreendimentos do Rio Grande do Sul.

Foram anos de trabalho em prol do desenvolvimento sustentável do Estado e, neste caso, em especial, a cidade contemplada pelo complexo, junto a sua região. O licenciamento do projeto foi realizado pela empresa Biolaw.

Em declaração, o ex-Prefeito do Município do Rio Grande, hoje Deputado Estadual, Fábio Branco pontua que a Zona Sul gaúcha é contemplada por ventos de boa intensidade, o que favorece o investimento feito ali. Segundo ele, “o parque traz uma perspectiva positiva para o desenvolvimento da região, com potencial para transformar a economia de São José do Norte. Pois irá gerar emprego, renda e novas oportunidades”.

Branco se disse extremamente feliz e satisfeito pela conquista e as grandes perspectivas positivas que ascendem na região com o anúncio da notícia. Frisando seu envolvimento com a causa desde a época em que desempenhava papel no executivo municipal da região.

Com uma grande magnitude, o empreendimento atinge a marca de maior potência já autorizada em um único licenciamento. Segundo a Licença Prévia, a potência chegará a um total de 870 MW (Mega Watts). A área-sede dos 290 aerogeradores previstos é de 15,8 mil hectares, divididos em 32 centrais geradoras eólicas.

Para um dos Diretores da empresa Ventos do Atlântico, Paulo César Azevedo, “o projeto foi amadurecido ao longo dos anos do licenciamento ambiental, o que dá a segurança para o seu licenciamento”.

Junto ao projeto do Parque Eólico, englobado pela Licença Prévia, está licenciada a Linha de Transmissão, prevendo a conexão entre a subestação da Ventos do Atlântico à Subestação Povo Novo, em Rio Grande (RS), para entregar a energia ao o Sistema Interligado Nacional.

Detalhes da cerimônia

Como representantes do poder executivo estadual, estiveram presentes na cerimônia Ana Pellini, Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e o governador José Ivo Sartori. Não bastando, durante o ato formal, um fato inédito: o projeto do complexo eólico é o único no estado gaúcho que foi mediante EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) em razão da visão responsável dos empreendedores, e por localizar-se em área importante ambientalmente.

Segundo Francisco Simões Pires, Diretor da MASPLAM – Planejamento Ambiental, a etapa de conclusão da batalha burocrática para pôr em prática o processo é uma vitória. “O esforço dos atores no processo de Licenciamento Prévio permitiu seja coroado com o êxito da obtenção da licença que possibilitará a Ventos do Atlântico S/A participar de leilões de energia”, assegurou ele.

Por: Arthur Grohs

Twitter

 
Carregando...
Av. Julio de Castilhos, 811, Conj.07
São Francisco de Paula - RS - 95.400.000
(54) 3244.2313
masplam@masplam.com.br
Twitter Facrbook