A definição clássica de Cartografia, citada na literatura, pode ser resumida da seguinte forma: “Cartografia é a ciência e a arte de representar graficamente a superfície terrestre.”
É considerada uma das ciências mais antigas, pois desde os primórdios da humanidade, o homem procurava registrar o espaço ao seu redor com informações sobre os locais que tinham recursos para sua sobrevivência.
Desde que Claudius Ptolomeu escreveu seu ensaio geográfico no século II A.C., observando a forma da Terra e como representá-la sobre um plano; passando por Gerhardus Mercator com seus estudos sobre projeções cartográficas no século XVI; progredindo da transformação da Cartografia Analógica para a Digital no final do século XX; percebe-se que a Cartografia sempre esteve em constante transformação, e sempre acompanhando o desenvolvimento tecnológico.
A Cartografia, desde sua origem, tem evoluído tanto em técnicas como em equipamentos. A transformação que ocorreu, principalmente dos processos analógicos para os digitais, fez com que os métodos se tornassem mais rápidos e precisos. E isto, ampliou a sua aplicação nas mais diferentes áreas.
Por exemplo, ela está na Engenharia seja em atividades mais simples como locação de obra (p.ex.: prédios residenciais) como em projetos maiores (p.ex.: represas hidroelétricas), no Planejamento Urbano (bases cartográficas com fins multifinalitários), na Navegação (através do Sistema Global de Posicionamento), em Sistemas de Informação Geográfica (com bases digitais), dentro outras. Em resumo, ela é fundamental para todas as áreas da Geociência.
As ciências que dão suporte para a Cartografia são: Astronomia, Topografia, Geodésia, Posicionamento Global por Satélites (GPS), Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, e a Ciência da Computação.
Uma sociedade organizada se preocupa em coletar dados que estão tanto na superfície quanto na subsuperfície terrestre. Esses dados coletados, tendo sempre em conjunto a informação sobre sua localização espacial (ou geográfica), visam auxiliar na construção mapas temáticos que transferem para uma base cartográfica dados que permitem estudos ambientais.
A MASPLAM – Planejamento Ambiental, através de seu Diretor Francisco Simões Pires, entende “é de grande valia e relevância a utilização da Cartografia para fins do planejamento e licenciamento ambiental, o que merece ser internalizado nos projetos a serem desenvolvidos por nossa empresa”.
Esses estudos são base para um planejamento territorial e urbano que deve ter por finalidade auxiliar os gestores públicos a direcionar verbas com o objetivo de realizar um uso inteligente dos recursos terrestres.
Carlos Eduardo Nery
Eng.º Cartógrafo
Mestre em Sensoriamento Remoto
© Copyright 2013 - Masplam
Desenvolvido por Agência Set