No dia 04 de agosto passado, houve uma reunião no Hotel Cavalinho Branco contando com a presença de diversos membros da comunidade os quais se reuniram com o Poder Público Municipal de São Francisco de Paula contando com a presença do Prefeito Marcos Aguzzolli, do Prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, e representante do Prefeito da Jaquirana, senhor Rodrigo La Fuente para discutir estratégias, criação de melhores condições e possibilidades da UERGS – Unidade de São Francisco de Paula – permanecer nesta cidade, haja vista a possibilidade de sua desativação local, para instalar-se em outra cidade da Região Serrana.
Os presentes destacaram a necessidade de envolvimento pleno da comunidade nesta discussão, haja vista que a universidade possui Curso de Graduação em Pedagogia, Curso de Bacharelado em Administração Rural e Agronegócio, bem como Bacharelado em Gestão Ambiental. Acrescente-se que são oferecidos cursos em nível de pós-graduação: Especialização em Educação Ambiental, e Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade.
Houve a disponibilização de parte das dependências do Colégio Expressão e de Escola Municipal Castelo Branco. A preocupação do quadro docente e de servidores da UERGS - São Francisco de Paula é o acanhamento das acomodações da universidade em dois prédios públicos de escolas estaduais, o que tolhe a constituição de um espaço próprio.
Diversas alternativas foram apresentadas na oportunidade. Houve apoio unânime à manutenção da unidade, sendo que os Prefeitos manifestaram-se sobre a importância deste centro difusor do conhecimento. Uma comissão foi constituída com a presença de representantes do poder público, de empresários, prestadores de serviços e representantes da comunidade.
No dia 07 em rodada de trabalho, foram apontadas as oportunidades, e formalizado à responsável da unidade local, Juliana Vargas ao Diretor Regional Rodrigo Koch, à Reitoria da UERGS Profª Arisa Araújo Luz, e ao Secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciências e Tecnologia do Estado, Márcio Biolchi, sobre a busca de novo espaço para a universidade. Além disto, há a possibilidade de desenvolvimento de estudos para a implantação de um campus próprio em área da unidade local do DAER a qual já foi destinada a UERGS.
A Câmara de Vereadores de Cambará do Sul emprestou apoio também. Francisco Simões Pires, Diretor da MASPLAM – Planejamento Ambiental pondera “é algo impensável a perda ou fechamento de espaços formativos da educação e cultura, especialmente de cursos que são tão relevantes a esta Região”. Por seu turno, Juliana Faistauer Paiani, Bacharel em Gestão Ambiental formada pela UERGS – São Francisco de Paula, e que trabalha na MASPLAM – Planejamento Ambiental sustenta que “é uma universidade que proporciona ensino gratuito e de qualidade, formando profissionais com espaço e oportunidade de trabalho na região”. Todas as instâncias administrativas da UERGS tomaram conhecimento da construção coletiva para a permanência desta universidade em São Francisco de Paula.
© Copyright 2013 - Masplam
Desenvolvido por Agência Set